Search billions of records on Ancestry.com
   

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR

 

Você sabe usar a Pirâmide Alimentar?

Piramide_Alimentar.jpg (49697 bytes)



Na pirâmide alimentar estão descritas a faixa de porções adequadas para cada grupo, no entanto, a quantidade que cada indivíduo precisa, depende de quantas calorias são necessárias para o mesmo, levando em conta o sexo, idade, peso, altura e atividade física.

Começando pela base da pirâmide, é nela que estão os alimentos ricos em carboidratos como pães, massas, cereais e arroz. Por estarem compreendidos no maior grupo de alimentos, devem ser ingeridos em maiores quantidades durante o dia, pois são importantes fontes de energia. Mas não confundam essa propriedade com uma maior importância na alimentação, já que todos os grupos que aqui vou citar, são necessários e importantes para a saúde; cada grupo com uma quantidade diária recomendada para o bom funcionamento do organismo.

Logo acima da base estão os alimentos reguladores que são representados pelos grupos das frutas, verduras e legumes. São assim chamados, porque são fontes de vitaminas, minerais e fibras que ajudam na regulação de várias reações do nosso corpo.

No terceiro nível da pirâmide alimentar estão outros dois grupos de alimentos os quais fazem parte, em sua maioria, os de origem animal como leite e derivados, carne, frango e ovos. Além desses, estão nestes grupos os feijões, ervilhas e nozes. Todos esses alimentos são importantes fontes de proteína e minerais.

O topo da pirâmide é representado pelos alimentos que devem ser usados com moderação pois além de calóricos podem levar à obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras enfermidades. Neste grupo estão os óleos, manteigas e margarinas, açúcares e doces.

Aí vai uma dica para começar uma alimentação mais equilibrada: procure comer em cada refeição um alimento de cada um dos grupos mostrados na pirâmide, seguindo o número de porções diárias. Assim a sua alimentação estará variada e mais nutritiva.


Michelle Delboni dos Passos


extraído do site Gastronomia Brasil

Os relatos e informações expressos no texto acima refletem a opinião do autor, ficando o nosso website isento de qualquer responsabilidade com relação à utilização e aplicabilidade dessas informações.